domingo, 20 de abril de 2014

Notícia da Semana: Jesus Cristo ressuscitou!

https://www.youtube.com/watch?v=DTA_qo8uWgU
A Quaresma terminou e deu lugar à alegria pascal. E agora? Às vezes vivemos com todo o empenho a Quaresma mas depois parece que nos esquecemos de viver o Tempo Pascal. Embora seja mais longo, o Tempo Pascal acaba por ficar, tantas vezes, vazio para nós, em contraste com as vivências fortes da Quaresma. Porém, apesar de separarmos muito a Páscoa da Quaresma, como se fossem “inimigas”, por vezes descobrimos, com surpresa, que as duas se entrelaçam e formam um todo. Inseparáveis, a Páscoa e a Quaresma estão uma para a outra, como a morte e a ressurreição. Por exemplo, quando me confesso com sinceridade e verdadeiro arrependimento e propósito de emenda, quando saio da confissão com aquela eficácia da novidade na minha vida (novidade que é Jesus Cristo!), autenticamente regenerado, que outra coisa é isso senão viver já a Páscoa? Do mesmo modo, ao chegar ao Tempo Pascal, talvez haja propósitos quaresmais que tenho que continuar a viver: se me propus abster-me de determinado hábito pecaminoso na Quaresma, que sentido teria voltar a esse pecado no Tempo Pascal? Como posso, em tempo da Ressurreição, voltar a rotinas de morte?
O “deserto quaresmal”… Então e depois? Depois do deserto há que viver a Vida plena!





Sem comentários:

Enviar um comentário