quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cânticos do Domingo XXVI do Tempo Comum - Ano B

Entrada: Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor – M. Simões
Salmo Resp.: Os preceitos do Senhor alegram o coração – M. Luís
Apr. Dons: Tomai, Senhor, e recebei – J. Santos
Comunhão: Eu sou o Pão vivo descido do Céu – C. Silva
Pós-Com.: Saboreai e vede como o Senhor é bom – M. Luís
Final: Povo teu somos – Anónimo do séc. XVI

sábado, 19 de setembro de 2015

Imagem Peregrina de N.ª Sr.ª de Fátima na Pampilhosa


    Foi com simplicidade mas também com dignidade e muita alegria que as paróquias do concelho da Pampilhosa da Serra acolheram a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima na passada 5ª feira, 17 de Setembro.
    Nessa manhã a chuva ainda ameaçou, mas Deus permitiu que estivesse um tempo excelente de boas abertas (e até sol quente!) durante toda a tarde. Os guarda-chuvas vieram, mas só serviram como guarda-sóis.
    No final da manhã, no alto da Moura da Serra (concelho de Arganil), o Padre António Sousa, pároco de Avô, “entregava” a Imagem ao Padre João Prior, que a conduziu até à Pampilhosa, onde chegou pelas 13h00. Com palmas e muita emoção, a multidão, reunida na Praça do Regionalismo, recebeu a Imagem, transportada no “Fátima-móvel” e acompanhada por uma equipa do Movimento da Mensagem de Fátima. Um bom grupo de Bombeiros pampilhosenses levou o pesado andor (mais de 200 kg) para o palco propositadamente montado e apetrechado pela Câmara Municipal, onde decorreram as celebrações.


    Feita uma breve saudação, iniciou-se a Eucaristia, concelebrada pelo Padre Orlando, Padre João e também pelo Padre Ramiro Moreira, que veio com alguns paroquianos de Alvares associar-se à nossa festa, dando à celebração uma dimensão arciprestal. Pouco depois da Missa, iniciou-se a recitação do Rosário (três Terços). Perante uma tal Visita, que poderíamos mais fazer senão desfazermo-nos em Avé-Marias? Estiveram presentes duas Irmãs da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus (comunidade recentemente fundada no Brasil) que também acompanhavam a Imagem Peregrina, o que, juntamente com os dois párocos, tornou possível que todos os mistérios do Rosário fossem orientados por Consagrados, assinalando também, desta forma, o Ano da Vida Consagrada.

    A falta de tempo não permitiu que rezássemos os dois últimos mistérios do Rosário, pois já tinham batido as 15h30 na torre da igreja e quisemos respeitar os horários e também as pessoas que receberiam a Imagem a seguir a nós. Por isso, foi feita a despedida da Imagem Peregrina, que entrou no “Fátima-móvel” através de um mar de lenços brancos a acenar, juntamente com cânticos saudosos e lágrimas de alegria, e seguiu viagem escoltada pela comitiva do Movimento da Mensagem de Fátima, um carro-patrulha das GNR, as Irmãs e alguns paroquianos do concelho da Pampilhosa que acompanharam até ao limite do concelho. Em Fajão, um grupo de paroquianos despedia-se enquanto a imagem passava. Na Ponte do Cartamil, fronteira com o concelho de Arganil, o cortejo parou e o Padre Orlando “entregou” a Imagem a paroquianos de Côja que a aguardavam para a conduzir até à sua terra.

Faleceu o Padre António Brito


    O Padre António Antunes de Brito nasceu na freguesia do Vidual no dia 14 de Junho de 1930 e entrou para o Seminário da Figueira da Foz já aos 19 anos. Foi do curso do Padre João Prior e do Prof. José Ramos Mendes, embora mais velho do que eles, por ter entrado mais tarde (os colegas de Seminário, com graça e amizade, chamavam-lhe “Ti’ Brito”, por causa da diferença de idades). Era dedicado ao estudo e às artes plásticas. Foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1961.
    Foi pároco do Colmeal, depois, sucessivamente, de Alvares, Portela do Fôjo, Tábua, Ázere e Candosa. Foi capelão do mosteiro das Clarissas do Desagravo do Louriçal e, ao mesmo tempo, pároco do Louriçal. Dali teve que se retirar para Coimbra, por motivos de saúde, onde foi ainda pároco “in solidum” de Ribeira de Frades. Faleceu a 12 de Setembro de 2015, no Hospital da Universidade de Coimbra.
    O Sr. Bispo veio ao Vidual presidir ao funeral, no qual concelebraram numerosos sacerdotes, e, lembrando que o Pe. Brito entrou no Seminário sentindo o apelo de Deus e sabendo já um pouco do que era a vida, deixou um apelo de sensibilização vocacional.

Cânticos Domingo XXV do Tempo Comum - Ano B

Entrada: Eu sou a salvação do Meu povo – C. Silva
Salmo Resp.: O Senhor receberá a minha vida – M. Luís
Apr. Dons: Quem quiser ser o primeiro – Az. Oliveira
Comunhão: Eu sou o Bom Pastor e dou a vida – C. Silva
Pós-Com.: Senhor, eu creio que sois Cristo – F. Silva
Final: Cristo vence – A. Kunc

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cânticos Domingo XXIV do Tempo Comum - Ano B

Entrada: Dai a paz, Senhor, aos que em Vós esperam – M. Faria
Salmo Resp.: Caminharei na terra dos vivos – M. Luís
Apr. Dons: Se alguém quiser seguir-Me – C. Silva
Comunhão: Como é admirável, Senhor, a Vossa bondade – F. Santos
Pós-Com.: Senhor, eu creio que sois Cristo – F. Silva
Final: Cristo vence – A. Kunc

sábado, 5 de setembro de 2015

Cânticos Domingo XXIII do Tempo Comum - Ano B

Entrada: Dizei aos desanimados – F. Santos
Salmo Resp.: Ó minha alma, louva o Senhor – M. Luís
Apr. Dons: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça – M. Luís
Comunhão: Como o veado anseia – M. Luís
Pós-Com.: Os ricos empobrecem – C. Silva
Final: Jesus Cristo ontem e hoje – A. Cartageno