terça-feira, 17 de maio de 2016

Festa do Compromisso (9º ano de Catequese)

ENTRADA

   É proposto que os catequisandos do 9º ano acolitem todos neste dia (mas não é obrigatório). O cortejo de entrada é aberto com a cruz e a velas. Seguem-se os restantes catequizandos, e, finalmente, o Sacerdote.

RITOS INICIAIS

Bênção inicial (+Em nome do Pai…) e saudação (A graça e a paz…).
 
   O seguinte jogral pode ser lido por dois ou mais jovens, ou então apenas por um, conforme se julgar mais conveniente.

Intervenção dos jovens do 9º ano:

   Leitor 1: Nós, o grupo de Catequese do 9º ano, fazemos hoje em comunidade a Celebração do Compromisso.

   Leitor 2: O nosso catecismo tem por título “O desafio de viver” e entendemos isso como viver à maneira de Jesus Cristo.

   Leitor 1: Para nós é um dia de festa, pois sentimos a alegria de sermos cristãos no mundo de pluralismo religioso.

   Leitor 2: Por isso, pedimos que vos junteis a nós nesta celebração de um compromisso que também é vosso…

   Leitor 1: O compromisso de seguir Jesus Cristo…

   Leitor 2: … Caminho, Verdade e Vida.

Sacerdote:
   Caros Jovens, a comunidade cristã sente-se feliz porque aceitais o desafio de viver com Cristo e quereis hoje afirmá-lo em comunidade. Pelas vezes em que nós não merecemos o nome de cristãos, supliquemos o perdão.

   Continua-se com o acto penitencial…
 

LITURGIA DA PALAVRA…

            A seguir à homilia…

Dinâmica dos cartazes

          Entra o cartaz Caminho.

Sacerdote - Eu sou o Caminho.

Jovem – Sou o Caminho para chegar a conhecer o rosto de Deus verdadeiro. Quem Me vê, vê a Deus; quem Me escuta, escuta a Deus; as obras que Eu faço são as obras de Deus. Eu sou o rosto humano desse Deus que buscais.

          Entra o cartaz Verdade.

Sacerdote - Eu sou a Verdade.

Jovem - Sou a Verdade que revela o mistério da vossa vida de pessoas humanas. É em Mim que deveis buscar as respostas para as vossas interrogações acerca do sentido da vida, as razões para amar e servir, a luz para as vossas noites.

          Entra o Cartaz Vida.

Sacerdote - Eu sou a Vida.

Jovem - Eu sou a Vida, sou mais forte que o pior inimigo que é a morte. A minha alegria é que tenhais Vida abundante, que a vossa alegria seja completa. A minha alegria é ver-vos caminhar na esperança e que, um dia, tenhais Vida eterna em plenitude.

Afixam-se os três cartazes e reúnem-se todos ao centro ou junto do microfone, voltados para a comunidade.

 
Compromisso dos Jovens do 9º ano

Todos:
Hoje nós celebramos a Festa do Compromisso, por isso queremos, perante o nosso Pároco, a nossa comunidade e Deus, comprometemo-nos em procurarmos imitar Jesus, Caminho, Verdade e Vida:
- Sendo ouvintes da Palavra de Deus;
- Escutando a Palavra de Deus;
- Vivendo a Palavra de Deus;
- Ajudando a nossa comunidade naquilo que mais precisar, confiando mais em Deus do que em nós próprios.
Acreditamos que Deus, pela Sua graça, nos ajudará no cumprimento deste nosso compromisso.
 
    Os Jovens voltam-se para o Sacerdote, que reza de mãos estendidas sobre eles.

Sacerdote:
Senhor Jesus Cristo, cada dia nos surpreendeis mais com a beleza da vossa mensagem, mandai o Vosso Espírito Santo para que Ele aqueça os corações destes jovens e lhes dê a fortaleza de que precisam para pôr em prática o Evangelho no mundo contemporâneo, segundo o compromisso que fizeram. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Recolhem aos seus lugares e a celebração prossegue com o credo e a Oração dos Fiéis.


LITURGIA EUCARÍSTICA…

A seguir à Oração de Pós-Comunhão, antes dos avisos…

ENTREGA DOS PORTA-CHAVES (e diplomas)

Sacerdote:
Caros Jovens, nesta Festa do Compromisso, comprometeis-vos a abrir a porta do vosso coração a Cristo, Caminho Verdade e Vida. Ele respeita a vossa liberdade, mas, se O recebeis em vossa casa, na vossa vida, Ele nada vos tira e dá-vos tudo para que a vossa vida seja digna, livre, grande e bela. Para significar o desejo de dar a chave do vosso coração a Cristo, os que desejarem irão receber um porta-chaves. É sinal da chave que tendes, embora não se veja, e que dais hoje a Cristo.

4 comentários: