quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Say yes - a tão esperada "nova catequese"

Está em marcha uma verdadeira revolução na catequese. E ainda bem. Já há muito que a esperávamos!
As palavras em inglês “say yes” significam “dizer sim”. Por isso, o novo projecto de catequese que se propõe agora a nível nacional para os mais velhos (a partir do 7º ano, inclusive) chama-se “Say yes, aprender a dizer sim”. A grande inspiração é Nossa Senhora, que disse sim ao chamamento de Deus.
O principal objectivo é fazer uma caminhada de 3 anos, até à próxima Jornada Mundial da Juventude de 2022. Estas Jornadas são um grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, e, pela primeira vez, vai ser em Portugal, mais concretamente em Lisboa. Portanto, o projecto Say yes é, antes de mais, uma preparação para as Jornadas, mas é muito mais do que isso: o Padre Tiago Neto, responsável por este projecto, diz claramente que o Say yes também já é uma experiência para ensaiar uma maneira diferente de fazer catequese (pelo menos com os adolescentes). É, portanto, um projecto quer para a catequese quer para grupos de jovens.
Calma, catequistas, para fazer o Say yes não é preciso saber inglês! Mas é preciso entrar num nova maneira de fazer catequese. O objectivo é que a catequese tenha uma forma menos escolar, pois há muitos anos que se tem vindo a falar na Igreja em Portugal do problema que é a catequese ter um esquema demasiado parecido com o da escola (como se fosse mais uma matéria a estudar do que uma fé a viver; como se fosse só “passar de ano” para chegar ao Crisma…). Com o Say yes, a catequese dos adolescentes passa a ser mais uma dinâmica de grupo de jovens do que propriamente “catequese” no sentido tradicional e escolar que tem sido até agora. Podem-se juntar jovens de vários anos, até porque já não há propriamente anos de catequese: mais do que haver um 7º ano, nem 8º, nem 9º, nem 10º, o que vai haver é um grupo (ou vários, conforme o número de jovens) que, em cada trimestre do ano, vai trabalhar em duas mensagens e um projecto: um projecto pelo Natal, um projecto pela Páscoa e um projecto de Verão. O que se quer não é que haja um certo número de “aulas” de catequese, mas sim que ao fim do trimestre o grupo tenha trabalhado as mensagens e realizado o projecto.
Estes projectos (de Natal, Páscoa e Verão) são qualquer coisa de muito prático que o grupo se vai propor a fazer na comunidade: pode ser um projecto com idosos, voluntariado, ou na família, ou peregrinações, acções e evangelização, campos de férias, enfim o que for adaptado ao grupo, pois o jovens e os catequistas (sobretudo os jovens) é que vão ser os protagonistas, fazendo uma caminhada à sua medida, mas desde que leve a um compromisso com Deus e com a comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário