quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Festa da Palavra

Será este o guião que vamos seguir na Festa da Palavra (4º ano da Catequese), adaptando-o à realidade de cada lugar.

Festa da Palavra
4º Ano da Catequese
Unidade Pastoral Pampilhosa da Serra

Cortejo de entrada:
Bíblia, duas velas, um cesto com pão, um recipiente com água, flores. Tudo isto é levado pelos catequizandos, por esta ordem. Os outros catequizandos do 4º ano. Os pais dos catequizandos com a Bíblia na mão.
Ao chegar ao altar, aqueles que levam os símbolos, incluindo a cruz e as velas, permanecem com os símbolos nas mãos, virados para a assembleia. Os pais e os outros catequizandos ocupam de imediato o seu lugar, no espaço para eles reservado.
Deve estar preparada uma pequena mesa para depois se colocar a Bíblia.


Ritos iniciais
Bênção inicial (+Em nome do Pai…) e saudação (A graça e a paz…).

Admonição (apresentada por um catequista):
Hoje é dia de festa, porque as crianças do 4º Ano da catequese da nossa paróquia recebem a Palavra de Deus.
Na verdade, o Senhor está no meio de nós, alegra-Se connosco e fala-nos dessa alegria através da Sua Palavra.
Ao entrarmos, os pais destas crianças traziam uma Bíblia na mão. Queremos que, a partir de hoje, a Bíblia tenha um lugar muito especial na vida destas crianças e das suas famílias. Vai estar em suas casas e quer ser aberta para que Jesus lhes fale também aí. Vamos pedir a Deus que as alimente no coração com a Sua Palavra.
O Povo de Deus reúne-se na Eucaristia para participar de duas mesas: a Mesa da Palavra e a Mesa do Pão Eucarístico.
Vamos apresentar estes símbolos que nos falam da Palavra de Deus em tudo o que ela é de bom e rico.

Apresentação dos Símbolos (uma criança diz a admonição correspondente a cada símbolo enquanto é apresentado):
Bíblia: (eleva-se o símbolo)
Senhor, tens palavras de vida eterna. Senhor, eu creio em Ti.
Teus caminhos de justiça, Senhor, eu seguirei.
- Perdoa-nos Senhor pelas vezes em que não escutamos a Tua Palavra.

Velas: (eleva-se o símbolo)
A Palavra de Deus é luz, porque Deus é luz.
Seguindo a Sua Palavra, não andaremos nas trevas e seremos a luz do mundo. Senhor, a Tua Palavra é a luz do nosso caminho.
- Perdoa-nos Senhor pelas vezes em que escolhemos as trevas em vez da luz que és Tu.

Pão: (eleva-se o símbolo)
A Palavra de Deus é alimento. Para vivermos como cristãos temos de nos alimentar da Palavra de Deus e da Eucaristia.
Nem só de pão vive o homem, mas da Palavra que sai da boca de Deus.
- Perdoa-nos Senhor pelas vezes em que recusamos receber o alimento que nos dás pela Tua Palavra.

Água: (eleva-se o símbolo)
A Palavra de Deus é como a fonte de água pura. Sem água não podemos viver. Na Bíblia encontramos a água que sacia a nossa sede de amor, felicidade e de verdade.
- Perdoa-nos Senhor pelas vezes em que procuramos saciar as nossas sedes em águas que não brotam de Ti.

Flores: (eleva-se o símbolo)
A Palavra de Deus é Vida. Na Morte e na Ressurreição, Jesus dá-nos uma vida nova. Por isso, é nosso dever anunciá-La a toda a gente.
- Perdoa-nos Senhor pelas vezes em que falhamos por não anunciarmos a Tua Ressurreição ao mundo.

Depois de apresentados, colocam-se os símbolos nos seus lugares próprios. A Bíblia, acompanhada de uma vela de cada lado, permanece em frente do altar.
Entretanto, o coro começa a cantar o Kýrie (Senhor, tende piedade...).

Liturgia da Palavra
Leituras (podem ser dadas a ler a algumas crianças (ou aos pais), desde que saibam ler bem e se preparem convenientemente).

Oração dos fiéis
(se se considerar oportuno, pode ser apresentada por um pai e uma mãe)
Às preces do Domingo correspondente, acrescentam-se as seguintes
:

- Pelos pais, padrinhos e catequistas destas crianças para que sejam testemunhas da alegria e da vida que nasce da Palavra de Deus. Oremos ao Senhor.

- Por todas estas crianças, para ao receberem hoje o livro da Palavra de Deus, se possam alimentar dessa mesma Palavra durante toda a sua vida e ajudadas pelos pais e catequistas sejam sempre fiéis à palavra de vida eterna. Oremos ao Senhor.

- Pelos membros da nossa assembleia e por todos os que escutam a Palavra eterna de Deus Pai para que dêem testemunho em palavras e obras, amem e perdoem e façam o bem que agrada a Jesus. Oremos ao Senhor.

Liturgia Eucarística

Entrega das Bíblias
(Depois da oração de pós-comunhão, antes dos avisos)

Admonição:
Um dia os vossos pais comprometeram-se em vos anunciar a Palavra que alimentaria a vossa fé em Deus. Esse tempo já vai longe, agora já estais mais crescidos e começa a chegar o momento de receberdes a responsabilidade de fazer a leitura da Palavra de Deus.
Vai ser-vos entregue uma Bíblia, lembrai-vos sempre que é um livro sagrado ao qual deveis dar todo o cuidado e manifestar todo o vosso respeito, porque o que tem escrito não são umas palavras quaisquer, mas são palavras de Deus.
Como se fosse uma passagem de testemunho, os vossos pais é que trazem a Bíblia que vos vai ser entregue. Ao chegar eles colocam a Bíblia nas mãos do sacerdote, que é o presidente da assembleia e o garante da fé em toda a comunidade, que vos dá a Bíblia a beijar. Depois entrega-vos a mesma Bíblia, que a partir desse momento passa a ser vossa. É um momento solene, vamos vivê-lo interiormente.

Os pais aproximam-se do sacerdote juntamente com o seu filho e entregam ao sacerdote a Bíblia que trazem, dizendo o nome do filho. O Padre recebe a Bíblia e dá-a a beijar a cada criança, entregando-lha, dizendo:
N. Recebe a Palavra de Deus, para a leres e meditares.

Cada criança responde: Ámen.

Ritos finais

* * *
“…A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás e já não andavam com Jesus. Então Jesus disse aos Doze: «Vós também vos quereis ir embora?». Simão Pedro respondeu:
«Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.
Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».”
(João 6, 66-69)

Sem comentários:

Enviar um comentário