sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O nosso Arciprestado

A 1 de Novembro de 2012 o Sr. Bispo promulgou um decreto (veja clicando AQUI) em que é feita uma reestruturação dos arciprestados da nossa Diocese, os quais, de 25, passaram a ser apenas 10.
Assim,  as nossas paróquias deixam de pertencer ao antigo arciprestado da Pampilhosa da Serra para passarem a integrar um arciprestado muito mais vasto, que engloba, praticamente, as paróquias pertencentes aos concelhos de Pampilhosa da Serra, Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital (conforme mapa que apresentamos).
O nosso novo arciprestado corresponde ao território da Região Pastoral Nordeste, e, por isso, foi-lhe dado o nome de "Arciprestado do Nordeste".
O nosso arcipreste é o Padre João Fernando Marques Dias (residente em Midões e pároco no concelho de Tábua). O Delegado para o Conselho Presbiteral é o Padre Paulo Filipe e o Representante do Secretariado das Vocações é o Diácono Francisco Claro.
Devido à escassez de clero, os antigos arciprestados reuniam poucos sacerdotes. Agora, com arciprestados maiores, é possível fazer reuniões com muito mais padres e diáconos. Além disso, está também a ser criado um Conselho Pastoral Arciprestal que reunirá sacerdotes, diáconos, religiosos e, sobretudo, leigos de todo este arciprestado, para que, todos juntos, possamos olhar para toda esta região e pensar para ela, em conjunto e corresponsavelmente, um plano pastoral.

As paróquias que integram o nosso arciprestado são as seguintes: Aldeia das Dez, Alvares, Alvôco das Várzeas, Anceriz, Arganil, Avô, Barril de Alva, Ázere, Benfeita, Bobadela, Cabril, Cadafaz, Candosa, Carapinha, Celavisa, Cepos, Cerdeira, Côja, Colmeal, Covas, Covelo, Dornelas do Zêzere, Ervedal da Beira, Espariz, Fajão, Folques, Góis, Janeiro de Baixo, Lagares, Lagos da Beira, Lajeosa, Lourosa, Machio, Meda de Mouros, Meruge, Midões, Moura da Serra, Mouronho, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Paradela da Cortiça, Penalva de Alva, Pessegueiro, Pinheiro de Côja, Piódão, Pomares, Pombeiro da Beira, Portela do Fojo, Póvoa de Midões, Santa Ovaia, São João da Boavista, São Martinho da Cortiça, São Paio de Gramaços, São Sebastião da Feira, Sarzedo, Secarias, Seixo da Beira, Sinde, Tábua, Teixeira, Travanca de Lagos, Unhais-o-Velho, Vidual de Cima, Vila Cova de Alva, Vila Nova do Ceira, Vila Nova de Oliveirinha, Vila Pouca da Beira.

Sem comentários:

Enviar um comentário