sexta-feira, 19 de abril de 2013

Festa do Pai Nosso

Aqui fica o guião que vamos seguir na Festa do Pai Nosso (2º ano da Catequese), adaptando-o à realidade de cada lugar.

ENTRADA
A entrada é feita a partir do fundo da igreja e organiza-se do seguinte modo:
- Cartaz com a frase “FESTA DO PAI NOSSO” e um vaso de flores que se coloca em lugar de destaque; Bíblia aberta no texto do Pai Nosso, ladeada por duas velas; Acólitos; Sacerdote.

Cântico de entrada…

INÍCIO DA CELEBRAÇÃO

Presidente:
Bênção inicial (+Em nome do Pai…) e saudação (A graça e a paz…). Admonição:

Admonição (apresentada por um catequista):
A nossa comunidade paroquial hoje está de parabéns e em festa, porque as crianças do 2º ano da Catequese vão receber a oração do PAI NOSSO.
Ao longo do ano, elas descobriram e foram aprendendo que Deus é um Pai maravilhoso que nos dá a vida, cuida de nós e que faz tudo para nosso bem. Com Jesus, aprenderam que podemos e devemos tratá-l’O por Pai do Céu e a dizer-Lhe “Pai Nosso que estais nos céus”.
As crianças aprenderam também que, pelo Baptismo, fazemos parte da Família de Deus, a Igreja. Todos nós aqui reunidos, formamos uma parte dessa Família dos filhos de Deus, que se chama Igreja. Hoje, com os mais pequeninos, vamos, nesta Eucaristia, louvar o Pai do Céu duma maneira mais festiva.

ACTO PENITENCIAL
Presidente:
Vamos começar por pedir perdão a Deus, pelas vezes que O desgostámos e ofendemos, pelas vezes em que não nos comportámos como filhos de Deus, e não fizemos o que Jesus nos ensinou.

Criança:
Senhor Jesus, porque és tão nosso Amigo, Tu nos ensinaste a rezar o Pai Nosso. Por todas as vezes que nos esquecemos de Deus, e não falámos com Ele, queremos pedir desculpa.
Todos (pode ser cantado pelo coro): Senhor, tende piedade de nós.

Criança:Jesus, Tu nos ensinaste a rezar o Pai Nosso para nos lembrarmos sempre que somos irmãos uns dos outros. Por todos as vezes que não fomos amigos dos nossos pais, professores ou colegas, queremos pedir desculpa.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Criança:
Senhor Jesus, por todas as vezes em que não perdoámos, e em que não vivemos como nos ensina a oração do Pai Nosso, queremos pedir desculpa.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presidente:
Deus, nosso Pai, tenha piedade de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Ámen.

Glória a Deus…

LITURGIA DA PALAVRA…

ORAÇÃO UNIVERSAL
Às intenções próprias do dia podem acrescentar-se as seguintes:

- Pai Nosso, nós Vos pedimos pelas crianças abandonadas, pelas que não têm pai nem mãe, pelas que passam fome, e pelas que sofrem por causa das guerras. Oremos Irmãos.

- Pai Nosso, nós Vos pedimos pelos  pais e pelas  mães, pelos  catequistas e professores e por todas as pessoas que fizeram o bem a estas crianças. Oremos Irmãos.

LITURGIA EUCARÍSTICA...

O PAI NOSSO
Chamam-se as crianças, que se colocam em volta do altar.

Catequista:
Ainda há poucos anos, os pais destas crianças pediram o Baptismo para os seus filhos. Nesse dia, o sacerdote fez uma oração a Deus para que concedesse às crianças a graça de “em breve poderem ouvir a Sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus”. Na catequese e na Missa, elas já ouvem a Palavra de Deus e aprendem a louvar o Pai do Céu.
No dia do Baptismo, rezámos o Pai Nosso em nome delas. Hoje, estas crianças vão rezar publicamente a oração dos Filhos de Deus.

Rezam em conjunto o Pai Nosso. Podem fazê-lo de mãos dadas. As crianças ficam à volta do altar até ao momento do abraço da paz. Neste momento voltam para os seus lugares.
 
ENTREGA DO PAI NOSSO
A seguir à Oração de pós-Comunhão.
Sacerdote:
Nós já conhecemos o Pai de Jesus, que é nosso Amigo. Também sabemos que Ele é nosso Pai e que nos ama. Foi Jesus quem o disse.
Há muito tempo que os vossos pais e os vossos catequistas vos vêm transmitindo esta fé.
Para o mostrarmos, eu e os vossos catequistas vamos entregar-vos o Pai Nosso, a oração que Jesus nos ensinou e que já todos vós sabeis muito bem.
Os catequistas vão orientando as crianças para que estas se coloquem com os pais, em frente do altar; o sacerdote dá os diplomas aos pais para que estes os entreguem aos seus filhos.

Presidente:
Recebei o Pai Nosso e rezai-o todos os dias, em sinal de amor ao Pai do Céu.

O Pai recebe o diploma e entrega-o ao filho(a).
No final:


Presidente:
Hoje a nossa paróquia está mais enriquecida. Estas crianças chamam a Deus, Pai, de uma forma mais consciente.
Já rezámos aqui, em conjunto, esta oração. Mas muitas vezes a podemos repetir, sozinhos, em família, na catequese, na Eucaristia. O importante é termos sempre presente que Deus é, na verdade, nosso Pai, e que nós somos chamados a viver como verdadeiros filhos Seus.
Para os pais, que entregaram a oração aos seus filhos, fica o desafio de os ajudar a rezar com verdade esta oração, rezando também com eles. Para toda a comunidade cristã, fica o apelo a ser testemunha do amor do Pai.
E vós, que estais a terminar este primeiro ano de catequese, nunca vos esqueçais de rezar esta oração, e de viver como ela nos ensina.

RITOS FINAIS
Avisos à comunidade, Bênção e despedida.

Sem comentários:

Enviar um comentário