sexta-feira, 19 de abril de 2013

Festa dos Mandamentos

Será este o guião que vamos seguir na Festa dos Mandamentos (5º ano da Catequese), adaptando-o à realidade de cada lugar.

ENTRADA
O cortejo de entrada pode ser aberto com a cruz e a velas, como habitualmente, seguindo-se uma ou mais crianças do 5º ano com as Tábuas da Lei. Também podem ser crianças do 5º ano a levar a cruz e as velas. Seguem-se as restantes crianças do 5º ano, depois os acólitos e depois o sacerdote. Ao chegar junto ao altar, as Tábuas da Lei são colocadas em lugar visível e todos tomam os seus respectivos lugares.

RITOS INICIAIS
Bênção inicial (+Em nome do Pai…) e saudação (A graça e a paz…).

Admonição inicial com dois admonitores, que podem ser crianças do 5º ano, ou catequistas ou outros. Se for vantajoso, esta admonição também pode ser distribuída por mais do que dois intervenientes.

Admonitor 1:
Hoje festejamos, com o 5º ano da nossa Catequese, a Festa dos Mandamentos.

Admonitor 2:
O 5º ano da Catequese dedica-se, de uma forma especial, a conhecer a Aliança de amor de Deus com o Seu Povo.

Admonitor 1:
Dessa Aliança fazem parte os dez mandamentos, que Deus nos entregou por meio de Moisés. O 5º ano da Catequese tem-se dedicado a compreendê-los para os poder viver ainda melhor.

Admonitor 2:
Os dez mandamentos resumem-se em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Este é o caminho que conduz à Vida.

Admonitor 1:
Hoje os catequizandos do 5º ano, recebendo festivamente os dez mandamentos, mostram publicamente o desejo de seguir esse caminho.

ACTO PENITENCIAL

Sacerdote:
E porque nem sempre seguimos o caminho do amor a Deus e ao próximo, que nos conduz à vida, reconheçamos que somos pecadores e peçamos perdão a Deus para celebrarmos dignamente os Santos Mistérios…

O Acto penitencial prossegue como habitualmente.

LITURGIA DA PALAVRA…

No fim da homilia:
ENTREGA DOS MANDAMENTOS
(cf.: Dt 11, 26-28 e Dt 30, 11-17)

As crianças aproximam-se do altar. É lida a seguinte admonição, também repartida por dois admonitores, ou mais, se for considerado vantajoso.

Admonitor 1:
O Senhor disse ao seu Povo no deserto: esta Lei, que hoje te prescrevo, não é muito difícil para ti nem está fora do teu alcance.

Admonitor 2:
Não está no céu, para se dizer: 'Quem subirá por nós até ao céu e no-la irá buscar para a escutarmos e praticarmos?';

Admonitor 1:
Não está do outro lado do mar, para se dizer: 'Quem atravessará o mar e no-la irá buscar para a escutarmos e praticarmos?'.

Admonitor 2:
A Lei está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares.

Admonitor 1:
Deus convida-nos a seguir os mandamentos de livre vontade.

Admonitor 2:
Podíamos recusar-nos e não seguir os mandamentos da Lei de Deus.

Admonitor 1:
Mas, em vez disso, queremos vivê-los e obedecer sempre a Deus, porque sabemos que escolher os mandamentos é escolher a vida.

Admonitor 2:
É o Senhor que nos diz: coloco hoje diante de ti a vida e o bem, ou a morte e o mal. Proponho-vos hoje a bênção ou a maldição;

Admonitor 1:
A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do SENHOR; a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do SENHOR, vosso Deus, e vos afastardes do caminho que hoje vos indico.

Admonitor 2:
Escolhe a vida, para viveres!

Os catequizandos do 5º ano aproximam-se e recebem das mãos do sacerdote os Mandamentos:

Sacerdote:
Ama a Deus sobre todas as coisas
e ama o próximo como Cristo nos amou.

Criança:
A Lei de Deus é as minhas delícias.

As crianças podem permanecer junto do altar, com o sacerdote. Depois todos proclamam o CREDO. Seguidamente, as crianças regressam aos seus lugares. Faz-se a Oração dos Fiéis.
A celebração da Eucaristia prossegue como habitualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário