terça-feira, 12 de novembro de 2013

A beleza de ser Padre


Testemunho de um seminarista da nossa diocese.


Chamo-me Jorge Germano Dias de Brito, tenho 26 anos e pertenço à Paroquia de Nogueira do Cravo, do Conselho de Oliveira do Hospital, ainda que toda a minha caminhada de encontro, confronto e discernimento fosse acontecendo na Comunidade de Galizes.
Como é que eu descobri esta minha tão bela vocação de Ser Padre? Não descobri! Fui descobrindo … e continuo a descobrir e a responder ao Senhor com muita alegria, mesmo nos momentos mais difíceis do meu Caminho.
O meu percurso nesta Comunidade de Galizes foi como o de qualquer jovem noutra Comunidade. Apesar da minha família que não costumava muito ir à Missa ao Domingo, comecei pela Catequese, depois mais tarde com a inserção no grupo de Acólitos e no Grupo de Jovens. Em todos os momentos foi sempre marcante a presença e a boa disposição do meu Pároco de então: o Pe. Rodolfo Leite.
Digamos que a pergunta directa e sem rodeios “Não queres Ser Padre?” veio do meu Pároco, mas depois, a insistência para que começasse a participar nos encontros do Pré-Seminário, actualmente chamado Projecto Vocacional Sacerdotal, foi acontecendo todos os dias na escola, pelo Manuel Patto, que agora se prepara para ser Ordenado Diácono.
No meio de tanta insistência o “NÃO” ia permanecendo. Era uma pergunta que nunca me tinha passado pela cabeça e de repente, começa a tomar conta de mim, começo a colocar tudo em causa, começa um longo tempo de medo e de receio, começa um longo tempo de confronto onde cada vez mais as perguntas surgiam e as respostas não apareciam. Mas, a demorada resposta surgiu! Foi no dia em que fui Crismado, a 19 de Outubro de 2003, que senti que Deus me chamava a deixar tudo e a partir para que também eu continuasse a missão que Ele começou.
Depois de ter dito que SIM deixei tudo: a casa de meus Pais, a minha terra, os meus amigos e fui para o Ano Propedêutico no Seminário de Leiria, a 30 de Setembro de 2007. Depois, dos 6 anos do Curso de Teologia, 4 anos foram no Seminário Maior de Coimbra, e estes últimos 2 anos não só eu mas os 11 Seminaristas que somos da Diocese de Coimbra estamos no Seminário Maior do Porto, com os Seminaristas da Diocese do Porto e da Diocese de Vila Real.
Em todo o meu percurso, sempre foi muito importante para mim ir descobrindo o que Deus quer. Vou-lhe perguntando e respondendo todos os dias: “Senhor que queres de mim? Eu quero o que tu quiseres.” Neste momento estou no 6ºano, sou um dos 4 finalistas. Sou Seminarista e não tenho vergonha de o dizer. Eu quero Ser Padre porque acredito em Jesus Cristo, e Nele encontro em cada dia a verdadeira felicidade.
Concretamente a nós Seminaristas, Deus chama-nos para sermos Padres e para continuarmos a missão de Jesus Cristo, a sermos verdadeiros e felizes Pastores. A meta é elevada! O Caminho é difícil! As dúvidas e medos são sempre uma presença, pelo menos em mim. Mas maior que tudo isso é o Amor, e esse não tem uma fórmula matemática…O Amor sente-se, vive-se, testemunha-se na Oração, na Entrega, na Vida e no Mundo de Hoje.
E TU!
Não tenhas Medo e deixa que Cristo se Forme em Ti.
Porque Não seres Padre?
Jorge Germano

Sem comentários:

Enviar um comentário