domingo, 5 de agosto de 2018

Obrigado, Sr. Padre João!

O Sr. Padre João Prior está connosco há 12 anos. Depois de toda uma vida em Mouronho, ele aceitou a “aventura” da mudança para a Pampilhosa da Serra, e aceitou com o espírito de entrega, generosidade, obediência e amor à Igreja que sempre o caracterizaram.
No entanto, a idade avançada e o cansaço já pediam um tempo de maior repouso e segurança para o Sr. Padre João (aliás, repouso e segurança não só necessários mas bem merecidos), embora sem deixar de continuar a ser útil e a colaborar na Igreja, mas agora de uma forma muito mais tranquila e num lugar menos acidentado, com menos distâncias e menos esforço. Todos sabemos como o território das nossas paróquias é marcado por enormes distâncias, dificuldades e até perigos, um território belo, mas onde as tarefas se revestem de alguma exigência.
No passado dia 31 de Julho, o Sr. Bispo tornou públicas as nomeações do clero para o próximo ano pastoral de 2108/2019, que têm implicações significativas para o nosso Arciprestado Nordeste e, principalmente, para a nossa Unidade Pastoral de Pampilhosa da Serra.
Assim, o Sr. Padre João Prior regressa a Aveiro, sua diocese natal, para ter, finalmente, o tempo de merecido e necessário repouso.
Uma vez que ficarei apenas eu convosco nestas 9 paróquias, isto significa que vai haver profundas mudanças no serviço, que vai ser substancialmente reduzido (para cerca de metade, é claro) e organizado de outra maneira. Em breve darei indicações práticas sobre a nova forma de nos organizarmos.
Houve muitas pessoas que sempre mostraram carinho pelo Sr. Padre João, mas é triste que nem todas as pessoas tenham sabido dar o verdadeiro valor à sua presença. Talvez agora…
Entretanto, o Sr. Padre João vai estar connosco ainda até ao final deste mês, ou início do próximo, pelo menos aos fins-de-semana.
Ao fim de 12 anos vividos na entrega generosa a estas terras, a nossa palavra só pode ser de profunda gratidão para com o Sr. Padre João, que, apesar de todas as dificuldades, permaneceu connosco, dando de si, todos estes anos.
Padre Orlando

1 comentário: