domingo, 25 de agosto de 2019

A mensagem do Padre Maurice

Aqui fica a mensagem deixada pelo Padre Maurice (e fotos), que nos visitou nos dias 10 e 11 de Agosto, juntamente com a Leiga Missionária Maria Augusta e o Leigo Missionário Mário (que é da Mealhada e também nos veio visitar com o P. Maurice).  Apesar de o Padre Maurice não falar português (apenas francês), foi um encontro muito rico, um forte testemunho missionário! Ele é actualmente o responsável pelo Seminário dos combonianos em Bangui, mas já trabalhou com a M.ª Augusta em Mongoumba. Eis a mensagem (traduzida do francês) que ele nos deixa:

Sou o padre Maurice Fessou; eu nasci no Togo e sou Missionário Comboniano na República Centro-africana.  Sou o responsável da formação no postulado S. José de Bangui. Mas antes de ser formador no seminário, trabalhei quatro anos na missão no Mongoumba, juntamente com os (LMC) Leigos Missionários Combonianos. Nestes quatro anos, trabalhei com leigos espanhóis e portugueses. Criaram-se laços de amizade e fui convidado por dois leigos portugueses a passar um mês aqui em Portugal.
Tive a oportunidade de visitar quatro paróquias, durante o tempo passado em casa da família da Maria Augusta. Eu fui a Dornelas do Zêzere, ao Sobral Valado, ao Cabril e a Janeiro de Baixo. Quero agradecer a todos os cristãos dessas quatro comunidades cristãs que visitei. Obrigado pela alegria e o amor com que me receberam. Tenho-vos a todos no meu coração. Este encontro com vocês deu-me um novo fôlego para o meu trabalho missionário. Especialmente, o pouco tempo que passei com o vosso pároco, o padre Orlando, que é um grande testemunho. Ele contagiou-me com a sua alegria. Aos cristãos das outras paróquias que não tive tempo para visitar, tenham a certeza que vos tenho também no meu coração. Pela fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo, somos todos irmãos.
Eis, em resumo, a experiência que fiz no meio de vós. Eu não me senti estrangeiro, mas, pelo contrário, senti-me em casa entre irmãos. A missão precisa de vocês, das vossas orações e do vosso apoio, através da vossa partilha. Um grande obrigado ao padre Orlando pelo seu espírito missionário.
Padre Maurice
Padre Maurice celebra em Janeiro de Baixo (11-8-2019)

Padre Maurice concelebra em Sobral Valado (10-8-2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário